Alunos e instrutores do Programa CI Brasil e UFRGS são premiados em conferência de micro e nanoeletrônica

Alunos e instrutores do Programa CI Brasil e UFRGS são premiados em conferência de micro e nanoeletrônica

Instrutores, alunos e ex-alunos ligados ao Programa CI Brasil, ao Núcleo de Suporte ao CAD (NSCAD)/Centro de Treinamento CI Brasil-RS (CT-RS) e ao Grupo de Projeto de Circuitos Analógicos, de Sinais Mistos e de Radiofrequência (GME AMS-RF), coordenados pelos professores Eric Fabris, Hamilton Klimach e Sergio Bampi, vinculados ao Programa CI Brasil, Departamento de Engenharia Elétrica e Instituto de Informática da UFRGS e ao Programa de Pós-graduação em Microeletrônica (PGMicro), receberam seis prêmios no eventoChip on the Mountains 2016.  

 A UFRGS, em parceria com o Programa CI Brasil, foi a instituição mais premiada na maior conferência da América Latina das áreas de micro e nanoeletrônica, que ocorreu entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2016, em Belo Horizonte, MG.

Com relevância internacional e cerca de 30% de participação estrangeira, incluindo pesquisadores das Américas, Europa e Ásia, a conferência reuniu cinco simpósios que ocorreram em paralelo: 29º Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (SBCCI); 31º Symposium on Microelectronics Technology and Devices (SBMicro); 6º Workshop on Circuits and System Design (WCAS); 1º International Symposium on Instrumentation Systems, Circuits and Transducers (INSCIT); e 16º Microelectronics Students Forum (SFORUM).

 A equipe recebeu os seguintes prêmios:

  • 3º lugar no "Best Paper" do SBCCI:

Paper: A 0.3 V, High-PSRR, Picowatt NMOS-Only Voltage Reference using zero-VT Active Loads

Autores: David Cordova, Arthur C. de Oliveira, Pedro Toledo, Hamilton Klimach, Sergio Bampi e Eric Fabris (trabalho desenvolvido pelo aluno de mestrado do PGMicro e ex-aluno CI Brasil Arthur Oliveira, em conjunto com instrutores do CT-RS/NSCAD)

  • 1º lugar no "Best Paper" do WCAS:

Paper: Analysis and Design of 180 nm CMOS Transmitter for a New SBCD Transponder SoC

Autores: Nelson Andrade, Pedro Toledo, David Cordova, Marcelo Negreiros, Helga Dornelas, Renê Timbó, Alonso Schmidt, Hamilton Klimach, Eric Fabris e Sergio Bampi (instrutores e ex-alunos do Programa CI Brasil)

  • 2º lugar no "Best Paper" do WCAS:

Paper: Area Optimized Design of a 180 nm BPSK Modulator for a New SBCD Transponder SoC

Autores: Leonardo Tomazine, Helder Avelar, Gustavo Schaefer, Lucas de Paris, Pedro Toledo, Marcelo Negreiros (instrutores e alunos do Programa CI Brasil)

  • Best Paper no SFORUM:

Paper: Test Matrix Circuit for Schottky Diode Variability Characterization

Autores: Marcelo Pedrini, Thales Ribeiro, Yi Chen Wu e Hamilton Klimach (alunos de graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFRGS sob orientação de Hamilton Klimach, coordenador do CT-RS)

  • Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado de 2016, na categoria Projeto, CAD e Teste de Circuitos Integrados, recebido pelo Eng. e MSc. Pedro Toledo, instrutor e ex-aluno CI Brasil (orientado pelo Professor Hamilton Klimach no PGMicro, professor e coordenador CT-RS do CI Brasil) no Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMICRO), que tem o patrocínio da empresa de semicondutores CEITEC S.A. (http://www.sbmicro.org.br/index.php?option=content&task=view&id=277&Itemid=2).
  • 1º lugar no Best Paper do SBCCI:

Paper: MagPDK: an Open-Source Process Design Kit for Circuit Design with Magnetic Tunnel Junctions

Autores: Raphael Brum, que hoje realiza seu pós-doutorado junto com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Gilson Wirth e professor CI Brasil.

  • O Professor João Martino (coordenador do Centro de Treinamento SP CI Brasil e professor da USP) ganhou o Prêmio SBMICRO Pe. Roberto Landell de Moura 2016, o qual o premiado deve apresentar algumas das características inerentes ao Pe. Landell de Moura, ou seja, visionário, criativo, persistente e ter contribuído com o desenvolvimento da área de microeletrônica no Brasil.
  • Os Professores Sergio Bampi e João Martino ainda levaram o prêmio "King of the Mountains" por serem os pesquisadores com mais artigos aceitos no evento.

 

 

  Apoio